Foto: João Carlos Frigério/ Divulgação |
![]() |
Passageiro discute com funcionária: rotina nos aeroportos. |
A Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac) encaminhou ontem ao presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, um documento propondo a implementação de quatro medidas para evitar agressões físicas e minimizar o estresse dos trabalhadores do setor, por causa dos atrasos e cancelamentos de vôos nos aeroportos do País.
A carta endereçada à Anac propõe que a agência, junto com a Infraero e as empresas aéreas, crie uma sala de crise para atender aos passageiros prejudicados, evitando o contato direto com os trabalhadores do setor. ?Não podemos continuar nessa situação, com aeroviários apanhando?, afirma a secretária-geral da Fentac, Selma Balbino, também presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários.
Outra proposta da Fentac é o fornecimento, a cada uma hora, de informações aos passageiros sobre os vôos e as medidas que estão sendo tomadas para resolver os problemas nos aeroportos do País. A federação também propõe que as companhias aéreas mantenham, nas imediações dos aeroportos, reservas antecipadas de hotel para hospedar passageiros prejudicados com eventuais cancelamentos de vôos.
A última reivindicação encaminhada a Zuanazzi foi um pedido para que as empresas mantenham um psicólogo de plantão para dar apoio aos trabalhadores que sejam vítimas de agressões físicas.
Desde outubro, quando começou a crise aérea, sete funcionários que trabalham em balcões de check-in já foram agredidos nos aeroportos.
