Os aeroviários – trabalhadores das empresas aéreas que prestam serviços em terra – filiados ao Sindicato Nacional dos Aeroviários aprovaram nesta terça-feira (30) o reajuste de 8% para a categoria, índice proposto pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). Com isso, está descartado o movimento de greve que eles pretendiam realizar na quarta (31), véspera de ano-novo, caso o aumento não fosse aprovado.

continua após a publicidade

Na semana passada, os aeronautas já haviam aprovado o mesmo índice e evitaram uma paralisação na véspera do Natal. Os aeroviários também ameaçavam parar no dia 24 de dezembro, mas isso não ocorreu porque a proposta do Snea só foi analisada em assembléias realizadas na segunda e nesta terça.

A secretária-executiva do sindicato, Selma Balbino, afirmou que deve encaminhar nesta terça um ofício ao Snea informando que eles aceitaram o reajuste de 8%, mas com um termo aditivo para que seja negociado em fevereiro um aumento do piso salarial dos operadores de máquinas e equipamentos em pista (como rebocadores de aeronaves).

De acordo com Selma, os operadores de máquinas em pista tem hoje piso de R$ 700 por mês, mas reivindicam um piso salarial de cerca de R$ 1.100. “Queremos que essa negociação entre na convenção coletiva de trabalho 2008/2009”, afirmou Selma.

continua após a publicidade