Os aeroportos brasileiros registram 17,5% de atrasos em voos domésticos até as 16 horas de hoje. Dos 1705 voos previstos para decolar, 298 sofreram atrasos superior a meia hora e 77 foram cancelados. No balanço por companhia aérea, a TAM tem 25,6% e a WebJet tem 29,1% de voos partindo com atraso.
De acordo com o balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, também conhecido como Cumbica, tem 17,2% de atraso desde a 0h hora de hoje. Em Congonhas, o atraso é de 6,5% e 17,6% de cancelamentos.
No Rio de Janeiro, o Aeroporto Internacional Tom Jobim registra 26,1% de voos com atrasos superior a meia hora. No Aeroporto Santos Dumont, também na capital fluminense, os atrasos são de 7,7% e os cancelamentos são de 19,2%. O Aeroporto de Brasília tem 22,3% de voos atrasados. E no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Minas Gerais, os atrasos são de 15,7%.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa da TAM afirma que a companhia aérea tem trabalhado para normalizar as operações, “prejudicadas desde domingo por um conjunto de fatores que levaram a ajustes na malha aérea, em período de grande demanda”. A empresa afirma ainda que sua prioridade é uma operação aérea segura, respeitando os limites de jornadas dos aeronautas. Segundo a TAM, a negociação de reajuste salarial dos funcionários continua. E no próximo dia 12 haverá uma reunião para debater o assunto.