Diante da expectativa de crescimento de 4% no movimento dos aeroportos neste feriado de Páscoa, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) mobilizou todos os empregados da área operacional, nos 67 aeroportos administrados pela estatal. De acordo com a Infraero, os cerca de 10 mil empregados da área estarão de plantão para ajudar na vigilância, manutenção de equipamentos e disponibilização de materiais, entre outros serviços. Mais da metade dos 10 mil funcionários terceirizados também estarão de plantão, principalmente para serviços cuja demanda aumenta nos períodos de feriado, como os de limpeza e manutenção técnica.
Entre os serviços ampliados está o de esclarecimento de dúvidas por parte dos passageiros. A empresa disponibilizará, nos aeroportos com movimentação mais intensa, empregados vestindo coletes com as frases “Posso Ajudar?” e “May I Help You?”, identificados com a logomarca da Infraero.
Segundo a empresa, a partir do ano passado, com o maior acesso das classes C e D a viagens aéreas, foi percebida de forma mais intensa a necessidade de fortalecer esse serviço. As dúvidas dos passageiros ficaram bastante diferenciadas com a inclusão desses novos usuários. A Infraero avalia que a desinformação sobre a proibição de transportar, nas bagagens de mão, objetos pontiagudos ou, nos caso de voos internacionais, recipientes com mais de 100 mililitros tende a tornar mais lentas as filas para o raio X.
A Infraero atualizou e disponibilizou uma publicação com dicas sobre cada momento da viagem, organizadas em três frentes – Antes do Embarque, Durante o Voo e no Desembarque. Com o guia Hora de Viajar: Dicas para o Passageiro, o usuário têm acesso a informações sobre bagagem, horários, documentações, instalações e serviços dos aeroportos, entre outros. O guia pode ser encontrado nos balcões de informação dos aeroportos ou no site da empresa (www.infraero.gov.br). As informações são da Agência Brasil.