O Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo, voltará a operar com escalas e conexões a partir deste domingo (16). O aeroporto poderá voltar a receber também vôos charter e de fretamento (usados em pacotes turísticos) aos sábados e aos domingos. As informações são da assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
As operações de escalas, conexões, vôos charter e de fretamento estavam suspensas no aeroporto desde julho de 2007. Nesse período, o aeroporto apenas podia realizar vôos ponto a ponto, ou seja, ser o ponto de partida ou de chegada, mas não um ponto de conexão entre dois destinos.
De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), o aeroporto continuará sem poder operar vôos com destinos que estejam a 1,5 mil quilômetros de distância ou mais de São Paulo. No entanto, com essa margem, será possível realizar vôos que atravessem o país, como de Porto Alegre a São Paulo, com conexão em Congonhas, seguindo depois para Salvador.
A Infraero informou também que a volta das conexões, escalas, vôos charter e de fretamento não vão alterar o número de pousos e decolagens por hora permitidos hoje no aeroporto: 30 para aviação comercial e quatro para a geral (vôos fretados e os chamados jatos executivos). A empresa afirmou ainda que a movimentação do aeroporto não deve se alterar substancialmente com as novas medidas. Nos horários de pico, no entanto, é esperado um maior fluxo de passageiros no saguão.
Com a liberação das conexões e escalas, Congonhas passará a receber aviões de seis novas praças: Salvador, Ilhéus, Fortaleza Maceió e Porto Seguro, e a ter como novos destinos Ilhéus, Caldas Novas e Salvador.
A Infraero ressaltou ainda que as duas pistas de Congonhas já tiveram suas reformas concluídas e estão em condições de receber os novos vôos.