Maria Tereza Correia/Estado de Minas

Aécio: cobrando redistribuição.

continua após a publicidade

O governador reeleito de Minas, Aécio Neves (PSDB), reiterou ontem que os governadores pretendem insistir na redistribuição de recursos das receitas tributárias nas mãos da união. As declarações do governador foram uma resposta ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que ontem reiterou que o governo federal não abrirá mão de parte de sua arrecadação tributária em favor de estados e municípios, como deseja grande parte dos governadores eleitos neste ano.

Em entrevista à Rádio CBN, Aécio enfatizou que 80% das receitas tributárias estão nas mãos da união. ?Quando eu falo nessa discussão, não falo apenas de transferir recursos, eu falo de redefinir atribuições?, afirmou. Entre as propostas defendidas pelo governador mineiro estão a transferência da malha rodoviária federal para os estados, juntamente com os recursos da Cide e o repasse automático das verbas do Fundo Penitenciário e do Fundo Nacional de Segurança. ?É esse tipo de discussão responsável que nós queremos estabelecer com o governo federal?, defendeu.

Para o governador mineiro, a gestão centralizada e a administração pública burocrática do Brasil têm provocado a situação atual da malha viária brasileira. ?A união prefere ter o controle, não apenas as de Minas, o controle político, financeiro, desta gestão. Nenhum país, das dimensões do Brasil ou próximo das dimensões do Brasil tem essa figura da gestão tão centralizada?, aponta. As conversas de Aécio com outros governadores continuam nesta semana. 

continua após a publicidade