Aécio convoca parlamentares para tentar desobstruir pauta

O Congresso realiza, esta semana, o último esforço concentrado antes das eleições de outubro. O presidente da Câmara, Aécio Neves (PSDB-MG), convocou todos os parlamentares para estarem em Brasília amanhã e quarta-feira. Será mais uma tentativa de desobstruir a pauta de votações.

O projeto mais importante, que conta com o apoio dos principais candidatos à corrida presidencial, acaba com a cumulatividade na cobrança do PIS/Pasep. Considerada fundamental para o aumento das exportações, a proposta, no entanto, esbarra em resistências de integrantes da própria base governista, que representam os setores da agroindústria e de serviços.  

Eles alegam aumento de carga tributária com a mudança nas regras da cobrança do PIS. Para a votação desse projeto, a Câmara precisa desobstruir a pauta, votando em primeiro lugar a medida provisória que trata do parcelamento de débitos tributários dos Estados, municípios e de empresas, em processo de falência ou de liquidação. Se essa MP for votada, estará aberto, portanto, o espaço para a votação do fim da cumulatividade, já que outros dois itens da pauta, segundo disse o líder do governo na Câmara, Arnaldo Madeira (PSDB-SP), não são polêmicos.

O maior desafio de Aécio Neves, no entanto, é reunir em Brasília um número de deputados suficiente para votação de matérias em plena campanha eleitoral nos Estados, onde os parlamentares tentam a reeleição.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo