O STJ (Superior Tribunal de Justiça) se reúne amanhã para definir a lista tríplice com os nomes dos candidatos para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Paulo Costa Leite, ocorrida em 4 de abril. Concorrem ao cargo de ministro os advogados indicados em lista sêxtupla pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Luiz Carlos Lopes Madeira, Evandro Ferreira de Viana Bandeira, Paulo de Moraes Penalva Santos, João Otávio de Noronha, Álvaro Wendhausen de Albuquerque e Lêda Maria Soares Janot.

A lista sêxtupla foi entregue pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Rubens Approbatto Machado ao presidente do STJ, ministro Nilson Naves, no dia 18 de junho. Três dos advogados indicados serão escolhidos em votação secreta pelo Pleno para integrar a lista tríplice a ser encaminhada ao presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que escolherá o futuro ministro do Tribunal. Somente após sabatina pela Comissão de Constituição e Justiça e aprovação pelo Plenário do Senado Federal, o advogado será nomeado ministro do STJ pelo presidente da República.

Podem concorrer à vaga de ministro do STJ os brasileiros com mais de 35 anos e menos de 65, de notável saber jurídico e reputação ilibada, conforme determina o texto constitucional. Um terço das vagas é preenchido por juízes dos Tribunais Regionais Federais e um terço é composto por desembargadores dos Tribunais de Justiça; o terço restante é reservado, em partes iguais, a advogados e membros do Ministério Público Federal, Estadual, do Distrito Federal e dos Territórios, alternadamente.

continua após a publicidade

continua após a publicidade