Às 8h20 de 15 de outubro de 2014, o técnico de informática Roberson Miguel, de 35 anos, estava parado de bicicleta em um cruzamento da zona sul de São Paulo, quando foi atropelado. Não seria o único naquele horário. Um estudo da Prefeitura mostra que, no ano passado, três pessoas ficaram feridas ou morreram, a cada hora, em um acidente de trânsito.

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Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), obtidos pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, mostram que, no ano passado, 28.635 pessoas se feriram ou morreram no trânsito da capital. Apesar de alto, o número de vítimas em acidente de trânsito teve queda de 7,8% em relação a 2013, quando o índice foi de 31.085 vítimas. No entanto, em 2014, o trânsito matou mais: foram 1.249 mortos, ante 1.152 no ano anterior – alta de 8,4%.

Dirceu Rodrigues Alves Junior, chefe do Departamento de Medicina do Tráfego Ocupacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, classificou como “assustador” o número de vítimas. De acordo com ele, falta educação de trânsito nas capitais. “Nossos motoristas aprendem a fazer o carro andar, mas não a dirigir”, disse.

Segundo ele, o comportamento de pedestres, ciclistas e motoristas também influencia na composição do cenário. Os telefones celulares, aliados à pouca educação na formação do motorista, ajudam, na avaliação de Alves Junior, a piorar o quadro de mortos e feridos. “Se a pessoa está desatenta, com a cognição comprometida, ela desvia o foco, se distrai e se envolve em um acidente.”

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No dia em que entrou para as estatísticas, Roberson Miguel estava de bicicleta na Avenida 9 de Julho com a Rua Turquia, nos Jardins, zona sul, aguardando o semáforo. Quando a luz verde acendeu, um carro saiu da faixa da esquerda, fechou outros veículos e atingiu o ciclista. “Acertou no meio da bicicleta. Eu ainda tentei me equilibrar, mas caí no meio da rua”, diz.

Segundo Horário Augusto Figueira, mestre em Transportes pela Universidade de São Paulo (USP), a cada multa aplicada a um motorista, outras 4 mil infrações foram cometidas por ele. “A ação educativa sempre tem de ser associada à fiscalização”, disse Figueira.

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A administração municipal tem implementado medidas para reduzir a velocidade na cidade. A partir de segunda-feira, o limite nas Marginais do Pinheiros e do Tietê será reduzido de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas e de 70 km/h para 50 km/h nas locais. Questionado, o prefeito Fernando Haddad (PT) disse que a CET estuda ampliar a quantidade de faixas e semáforos para pedestres. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.