O acidente deve ainda reacender o debate sobre a desativação do Campo de Marte na região da Casa Verde, constituída basicamente de imóveis residenciais. Em outubro do ano passado, entrou em vigor uma portaria da Aeronáutica que reduz em até 100 metros a altura de novas edificações ao redor de aeroportos. O mais afetado é o entorno do Campo de Marte, na zona norte.
“Quando há um acidente, essa questão é retomada. Eu particularmente sou a favor de que (o aeroporto) continue funcionando, mas a sociedade vai precisar discutir. Quem é contra fala, por exemplo, das questões de segurança na região”, afirma o representante da aviação geral do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Raul Marinho Gregorin. Ele ressalta que, caso a opção seja pela desativação, a cidade precisa encontrar alternativas. “Não se pode simplesmente desativar o Campo”, disse.
A desativação do Campo de Marte é defendida pela gestão Fernando Haddad (PT) para promover um adensamento da região através do projeto Arco do Futuro, mas encontra forte resistência da Secretaria Nacional da Aviação Civil.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.