Rio de Janeiro – Três pessoas morreram e pelo menos duas ficaram feridas nesta quarta-feira (26) durante uma ação da Polícia Militar no morro da Chatuba, no Complexo do Alemão.
Durante o tiroteio, que durou aproximadamente cinco horas, morreram um rapaz de 19 anos, um de 27 anos e outro de 42 anos de idade.
Segundo o comandante do 16 º Batalhão da Polícia Militar, coronel Marcus Jardim, os três homens estavam envolvidos com o tráfico e tinham passagem pela polícia.
?No confronto, três marginais foram mortos e um outro foi baleado. Infelizmente, uma senhora foi ferida com os estilhaços [de balas]. Mas eu considero que o saldo tenha sito positivo. Outras ações irão se suceder?.
O presidente de uma das associações de moradores do Complexo do Alemão, Luiz Cláudio dos Santos, afirma que pelo menos dois dos mortos não eram traficantes.
?A informação que eu tenho é que dois rapazes eram trabalhadores, inclusive um estava chegando do trabalho e o outro estava de folga", conta. "Ele estava dentro de casa quando foi atingido na cabeça, levando ao óbito. A informação que tivemos no hospital, através dos familiares, é que dois realmente eram trabalhadores?.
Uma enfermeira de 24 anos foi atingida no pé por uma bala perdida enquanto esperava por um ônibus nas proximidades da favela. Um homem também foi ferido – segundo a polícia, ele é suspeito de envolvimento com o tráfico.
O objetivo da ação policial era prender dois suspeitos de comandar o tráfico de drogas na Vila Cruzeiro, também no Alemão. Na semana passada, eles teriam baleado no peito um policial militar.
Segundo a secretaria municipal de Educação, a operação provocou a interrupção das aulas para aproximadamente 1,3 mil alunos de cinco unidades da rede municipal de ensino.
Amanhã (26), será avaliada a situação no Complexo do Alemão para decidir quando as aulas serão retomadas.