Brasília – O goleiro paraguaio José Luiz Félix Chilavert González conseguiu, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), marcar um gol de placa. A Terceira Turma do STJ, por unanimidade, decidiu que a TV Globo terá de mostrar a contabilidade de sua afiliada, a TV Gaúcha, para que a Justiça possa aferir o lucro que a emissora obteve comercializando a imagem do goleiro em propaganda televisiva associada a uma marca de refrigerantes. Chilavert entrou na Justiça gaúcha com ação de responsabilidade civil acumulada com perdas e danos, por uso indevido de imagem, pedindo R$ 4 milhões de indenização. Alegou que a Pepsico Inc. teria feito comercial de televisão, filmado na cidade de Manchester, na Inglaterra, tendo o goleiro como protagonista, sem a sua devida autorização. A ação de Chilavert, movida originalmente contra a Televisão Gaúcha, a Almap BDDO Comunicações Ltda., a Pepsi Cola do Brasil Ltda. e a Pepsico Inc., foi posteriormente estendida para abranger também a TV Globo e o Sistema Prolix de Comunicação Visual Ltda., como litisconsortes necessários.
Ação de Chilavert contra a Globo
1 minutos de leitura
continua após a publicidade
continua após a publicidade