Quase a totalidade dos professores brasileiros de 650 instituições públicas e privadas que foram entrevistados pela pesquisa TIC Educação 2011, divulgada na terça-feira afirmaram ter computador.
Segundo a pesquisa, 94% de docentes possuem PC em casa, além de 88% do total de entrevistados ter acesso à internet e de 79% acessarem a web diariamente.
O número contrasta com os 66% de alunos que têm computador em casa e 47% acessam a web diariamente.
A exata metade dos professores contemplados leva notebook para o trabalho.
PC pouco usado
Todas as instituições de ensino -497 das quais são públicas e 153 privadas- ouvidas pela TIC Educação tinham em 2011 pelo menos um computador.
Contudo, somente 21% dos professores entrevistados afirmaram elaborar exercícios que exigissem uso de computador.
A pesquisa mostra que 50% dos alunos entrevistados que já acessaram a internet (91% do total) o fizeram na escola. 68% dos alunos usam o PC também ou exclusivamente em casa.
O local preferencial de acesso à internet pelos estudantes é o domicílio (63%). A escola ficou em terceiro lugar (7%), atrás de locais públicos de acesso gratuito (16%) e à frente de lan-houses (1%). 35% dos alunos disseram que usam a internet por meio de aparelhos celulares.
Foram ouvidos por volta de 5.700 de alunos e de 1.800 professores, em todas as regiões do país, entre outubro e dezembro do ano passado.
A pesquisa é do CETIC (Centro de Estudos sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação) órgão que faz parte do CGI (Comitê Gestor da Internet). Os resultados estão disponíveis neste link.
