930 mil crianças deixam o trabalho

Brasília – O governo federal conseguiu tirar do trabalho 930 mil crianças em 2.790 cidades, desde 1996. Dados da última Pesquisa Nacional de Amostragem realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que mais de 2 milhões de crianças trabalham no Brasil. De acordo com a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Margarida Munguba, ?a ação contra o trabalho infantil tem que ser permanente?. Ela disse que é preciso estar constantemente alerta, porque o trabalho infantil depende de atividades econômicas que em determinado momento são mais atrativas em algumas regiões.

Segundo ela, o trabalho infantil depende da dinâmica da produção industrial e agrícola. Ela citou como exemplo o fato de que, às vezes, é vantajoso trabalhar numa indústria de calçados que fechou um grande contrato para exportação e então muitas famílias são atraídas para o trabalho. ?Na agricultura, na época da colheita, ocorre maior procura de trabalhadores e as crianças acabam sendo envolvidas. Por isso, o combate ao trabalho infantil tem que ser permanente?, explicou a coordenadora.

Margarida lembrou que, para erradicar o trabalho infantil, é preciso conscientizar as famílias. ?O trabalho infantil não é combatido apenas com o pagamento de uma bolsa. É preciso mostrar às famílias novas alternativas de vida por meio da inserção em programas de geração de renda, do estímulo à participação em programas de alfabetização, melhorando a escolaridade dos pais e não só a dos filhos?, acrescentou.

A coordenadora do Peti informou que em Assunção, na Paraíba, 100 crianças que estavam trabalhando em atividade de alto risco serão incluídas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil a partir de maio. ?Depois de uma denúncia da prefeitura local, nós identificamos 100 crianças e adolescentes que, a partir de maio, começam a receber.? Denúncias sobre a ocorrência de trabalho infantil podem ser feitas pelo telefone 0800 707 2003 ou nas delegacias regionais do Trabalho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo