continua após a publicidade

Arquivo / O Estado

Vila Liberdade, em Colombo:
habitação digna continua sendo
distante para muitos.

Brasília – O ministro das Cidades, Olívio Dutra, informou ontem que o déficit habitacional global no Brasil é de 7,2 milhões de unidades. De acordo com o ministro, na área rural, o déficit atinge 1,7 milhão de agricultores. Segundo ele, ao criar o Ministério das Cidades e dialogar com as organizações dos trabalhadores rurais, o governo está implementando uma política voltada para essa população, construindo e entregando moradias dignas no campo.

?Isso está sendo possível graças à organização da agricultura familiar, de suas entidades e, em particular, de suas cooperativas?, ressaltou o ministro. Dutra lembrou que, no ano passado, foram entregues 10 mil unidades e que, em 2005, o número está sendo ainda maior.

continua após a publicidade

Olívio Dutra fez as declarações ao participar do 1.º Encontro de Habitação da Agricultura Familiar, que está sendo realizado na comunidade de Fernando Machado, em Santa Catarina. Durante o evento, foi inaugurada uma casa construída em convênio da Caixa Econômica Federal com a Federação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar (Fetraf-Sul) e Central Única dos Trabalhadores (CUT) e foram entregues, simbolicamente, as chaves de novas unidades a 15 famílias de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, beneficiadas por essa parceria, que inclui ainda a Cooperativa de Crédito Solidário (Cresol) e os governo federal, estaduais e municipais.

O ministro disse que o déficit de moradia no meio rural é um número significativo e relativamente mais grave do que o do déficit urbano, porque a população na área rural é menor.

continua após a publicidade

?É uma coisa seriíssima e, anteriormente, não havia de parte dos governos uma linha de financiamento para atender à solicitação da moradia do agricultor?, argumentou. Ele destacou que o esforço de sua pasta para dar resposta à demanda pela moradia digna na área rural é feito por meio do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Rural, o PSH Rural, que não existia antes.

Dutra explicou que o programa se realiza através de leilões. As cooperativas se credenciam, como a Cooperativa de Crédito dos Assentados e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (Crenor) e a Cresol, e têm acesso a centenas de unidades residenciais rurais.

?O último leilão foi realizado no mês passado. No próximo leilão, certamente teremos mais unidades de habitação para a área rural através das cooperativas habitacionais da Fetraf-Sul?, disse o ministro.