7,2 milhões de brasileiros não têm casa

Arquivo / O Estado

Vila Liberdade, em Colombo:
habitação digna continua sendo
distante para muitos.

Brasília – O ministro das Cidades, Olívio Dutra, informou ontem que o déficit habitacional global no Brasil é de 7,2 milhões de unidades. De acordo com o ministro, na área rural, o déficit atinge 1,7 milhão de agricultores. Segundo ele, ao criar o Ministério das Cidades e dialogar com as organizações dos trabalhadores rurais, o governo está implementando uma política voltada para essa população, construindo e entregando moradias dignas no campo.

?Isso está sendo possível graças à organização da agricultura familiar, de suas entidades e, em particular, de suas cooperativas?, ressaltou o ministro. Dutra lembrou que, no ano passado, foram entregues 10 mil unidades e que, em 2005, o número está sendo ainda maior.

Olívio Dutra fez as declarações ao participar do 1.º Encontro de Habitação da Agricultura Familiar, que está sendo realizado na comunidade de Fernando Machado, em Santa Catarina. Durante o evento, foi inaugurada uma casa construída em convênio da Caixa Econômica Federal com a Federação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar (Fetraf-Sul) e Central Única dos Trabalhadores (CUT) e foram entregues, simbolicamente, as chaves de novas unidades a 15 famílias de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, beneficiadas por essa parceria, que inclui ainda a Cooperativa de Crédito Solidário (Cresol) e os governo federal, estaduais e municipais.

O ministro disse que o déficit de moradia no meio rural é um número significativo e relativamente mais grave do que o do déficit urbano, porque a população na área rural é menor.

?É uma coisa seriíssima e, anteriormente, não havia de parte dos governos uma linha de financiamento para atender à solicitação da moradia do agricultor?, argumentou. Ele destacou que o esforço de sua pasta para dar resposta à demanda pela moradia digna na área rural é feito por meio do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Rural, o PSH Rural, que não existia antes.

Dutra explicou que o programa se realiza através de leilões. As cooperativas se credenciam, como a Cooperativa de Crédito dos Assentados e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (Crenor) e a Cresol, e têm acesso a centenas de unidades residenciais rurais.

?O último leilão foi realizado no mês passado. No próximo leilão, certamente teremos mais unidades de habitação para a área rural através das cooperativas habitacionais da Fetraf-Sul?, disse o ministro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo