63% dos que agendam atendimento no INSS não são encontrados

Boa parte das pessoas que agendam atendimento nos postos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pelo telefone 135 ou pela internet (www previdenciasocial.gov.br), não são localizados posteriormente. Em um ano, os operadores da Central 135, responsáveis pela confirmação do agendamento dos atendimentos, telefonaram para 1,1 milhão de pessoas, mas conseguiram fazer contato com apenas 406 mil, ou 37% do total.

Segundo o Ministério da Previdência, cerca de 91 mil pessoas forneceram o número de telefone errado ao fazer o agendamento – o que impediu a confirmação. Em outros 128 mil retornos, a pessoa simplesmente não foi localizada.

No acumulado do ano, o número de pessoas que forneceu o telefone errado ou que não foi localizada chegou a 19,42%. A confirmação dos atendimentos marcados, segundo o Ministério, surgiu para coibir o registro de falsos agendamentos. Além disso, o INSS constatou que cerca de 30% das pessoas que ligavam solicitando um atendimento não compareciam ao local no dia marcado.

Desde junho de 2007, os operadores do INSS ligam de volta, confirmando a data de atendimento. Isso ocorre, de acordo com o Ministério, até quatro dias antes da data marcada.

Na ligação, o atendente lembra ao segurado qual é o horário acertado e questiona se a pessoa tem, em mãos, todos os documentos necessários para que o atendimento seja realizado.

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