São Paulo – Pelo menos 30 mil pessoas participaram ontem da missa em celebração aos 75 anos da proclamação de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil. Durante a cerimônia, realizada na Basílica Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba, o arcebispo dom Raymundo Damasceno Assis agradeceu ao presente, um cálice sagrado, e a mensagem enviados pelo papa Bento XVI. Em sua carta, o papa abençoa aos fiéis e fala sobre possível visita ao País.

continua após a publicidade

O papa Bento XVI enalteceu o trabalho realizado no Brasil para propagação da fé entre os católicos. Ele também agradeceu ao convite para conhecer a Basílica e afirmou a intenção em visitar o santuário pessoalmente.

O arcebispo dom Raymundo agradeceu ao papa durante a missa e mostrou aos fiéis o cálice sagrado enviado pela santidade e usado durante a celebração da eucaristia. ?Ficamos muito honrados e felizes pelo presente recebido. O papa tem um carinho muito grande com o povo brasileiro e esse presente demonstra todo esse sentimento?, disse o arcebispo.

Carta

A seguir, trechos da carta escrita pelo cardeal Angelo Sodano, secretário de Estado do Vaticano, a pedido do papa Bento XVI, ao arcebispo dom Raymundo Damasceno Assis:

continua após a publicidade

?Senhor arcebispo, no momento em que se celebram os 75 anos da proclamação, pelo papa Pio XI, de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil, venho por meio desta participar a vossa excelência a expressão da mais viva cordialidade de sua santidade Bento XVI por essa significativa ocorrência jubilar. Com efeito, a Bula de Proclamação (…) bem atestou a extraordinária repercussão de tal providencial decisão haja vista a extensão atual de tal devoção nesta Terra da Santa Cruz. O sumo pontífice (…) faz votos de que a rainha e Padroeira do Brasil seja sempre mais reconhecida e louvada como mãe de Deus Nosso Senhor e mãe nossa, para que a sua poderosa intercessão sirva de guia segura que a todos nos leve a Jesus Cristo, nosso salvador.

Com esses auspícios, o santo padre concede de muito bom grado a sua bênção apostólica, extensiva aos reverendos missionários redentoristas e ao povo peregrino e, em sinal do seu afeto por todos e de presença espiritual, oferece um cálice sagrado reafirmando, uma vez mais, o valor da eucaristia como fonte e coroa de toda a evangelização. (…)?

continua após a publicidade