Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou hoje que o Brasil vai pagar tudo o que deve ao Clube de Paris, a exemplo do que fez com o Fundo Monetário Internacional. O pagamento antecipado ao Clube de Paris havia sido anunciado pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci, dia 19.

continua após a publicidade

Em discurso, hoje, na cerimônia de assinatura de convênio de extensões universitárias, no Palácio do Planalto, Lula disse esperar que o Congresso Nacional não permita o adiamento para janeiro da aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Segundo ele, o fundo tem que ser aprovado antes do orçamento de 2006, para que sejam destinados R$ 1,3 bilhão ao Fundeb a partir do próximo ano.

Lula anunciou que no início de 2006 vai viajar por todas as cidades onde haverá novos campus resultantes dos convênios de extensão universitária, assinados hoje. Segundo ele, a economia não pode crescer mais de 5% ao ano porque isso vai comprometer a oferta de mão-de-obra. Como o Brasil já se inseriu na globalização, na venda de manufaturados e de tecnologia, se não houver uma resposta na educação não há condições de continuar competindo com outros países. "O Brasil precisa urgentemente recuperar o tempo perdido, porque por mais que se invista na educação mais se percebe que ainda falta muito", afirmou o presidente. Segundo ele, a partir de agora os ministros ficam proibidos de usar a palavra gasto para a educação, porque isso é investimento.

continua após a publicidade