O governo brasileiro prepara uma ofensiva política e diplomática para tentar evitar novas barreiras contra seus produtos por causa de problemas fitossanitários. Brasília convidou o comissário europeu para proteção dos consumidores, Markos Kyprianou, para uma visita ao País para que conheça laboratório e produção de diversos produtos no País. O objetivo é tentar convencer as autoridades européias para que novas medidas protecionistas sejam adotadas nas próximas semanas.
A missão européia ocorrerá entre os dias 9 e 15 de outubro e será a primeira de Kyprianou, que tem status de ministro na estrutura de poder europeu. A viagem incluirá não apenas visitas a ministros em Brasília, mas principalmente a laboratórios que realizam testes sanitários e locais de produção de carnes, peixe e frutas. Frigoríficos e fazendas também farão parte do roteiro do comissário europeu pelo Brasil.
Com essas visitas, o governo e setor privado esperam impressionar a principal autoridade européia no setor de proteção de consumidores. A Comissão Européia está sendo pressionada por setores no continente a impor barreiras aos produtos brasileiros por causa da falta de controle sanitário em alguns casos. As áreas mais ameaçadas são a de carnes, peixe e frutas, como a maçã.