O Brasil tem o maior rebanho bovino comercial do mundo, superando, inclusive, o número de habitantes no país, estimado em 182 milhões. Em 2003, eram 195,5 milhões de animais, o que representou um crescimento de 5,51% em relação a 2002. Atualmente, o Brasil exporta carne bovina para mais de 100 países, consolidando sua posição como o maior exportador mundial de carne.
Os dados constam da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM 2003) divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o coordenador de Agropecuária do Instituto, Carlos Alberto Lauria, a carne bovina brasileira é muito procurada porque quase a totalidade de nossos rebanhos é criada em pastos. "O Brasil tem o chamado boi verde, que se alimenta da forma mais natural possível, ao contrário de outros países que cria o boi em confinamentos, com ração a base de ossos, o que propicia doenças como a vaca louca", explicou Lauria.
A pesquisa do IBGE mostra, ainda, que o rebanho de galos, frangas, frangos e pintos é maior do que o de bovinos. No ano passado, eram 737,5 milhões de cabeças, um crescimento de 1,35% em relação ao ano anterior.