Brasil tem estrutura pública de comunicação para integração sul-americana

Brasília – Para promover a integração dos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul), o Brasil já conta com uma estrutura de comunicação pública que pode ser utilizada. Uma delas é a TV Brasil, canal público internacional do Estado brasileiro voltado para a integração sul-americana.

A TV Brasil será um dos projetos apresentados e debatidos no seminário ?A Comunicação Pública no Processo de Integração Regional?, que se realiza entre os dias 10 e 12 de janeiro em Buenos Aires, na Argentina. O encontro reunirá gestores de empresas públicas de comunicação, que discutirão ações concretas para o fortalecimento da integração regional do Mercosul.

Inaugurado em 2005, o canal tem como objetivo integrar as produções culturais e informativas dos países da América do Sul. ?Apesar de ser um canal público brasileiro, a TV Brasil busca contribuir para o processo de integração regional?, destacou o coordenador-geral substituto da emissora, Adriano de Angelis.

Segundo ele, 93% da programação da TV Brasil é formada por produções vindas de parceiros dos países da América do Sul. ?São cerca de 50 acordos de cooperação que garante essa troca de conteúdo?. Angelis diz que é importante introduzir na programação produções de diversos países para garantir a diversidade dos povos sul-americanos.

?Já existe uma produção de qualidade feita com um olhar próprio de cada comunidade. Por isso, a gente não quer ser o portador da informação deles. Queremos abrir espaço para que eles, a partir de suas próprias produções, entrem na grade da TV Brasil?, destaca.

Um dos noticiários da TV Brasil é o ?América do Sul Hoje?, um jornal em português, voltado para o público brasileiro, com notícias da América do Sul. A emissora tem também o ?Notícias do Brasil?, em que são veiculadas as principais notícias brasileiras, em espanhol, disponibilizadas para a população dos países sul-americanos.

Além da TV Brasil, o país conta com outras estruturas de comunicação que podem ser utilizadas no processo de integração entre os países do Mercosul, como, por exemplo, as 23 emissoras de televisões educativas.

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