No Brasil, em todos os níveis de educação básica (ensino infantil, fundamental e médio) existem atualmente 55 milhões de estudantes matriculados. Desse total, 88% estão em escolas públicas. Os números constam dos dados preliminares do Censo Escolar 2004, divulgados hoje pelo Ministério da Educação.
Os dados mostram que houve uma expansão de 7,9% no número de alunos matriculados na educação infantil, que inclui creches e pré-escolas. No ensino fundamental, foi registrada uma queda de 1,2% no número de alunos, que atualmente são cerca de 34 milhões.
No ensino médio o aumento foi pequeno, de apenas 1%, o que equivale a 9,1 milhão de alunos. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Eliezer Pacheco, a situação econômica do país faz com que os jovens prefiram se matricular em cursos voltados para o mercado de trabalho e não para o vestibular.
“Há uma pressão do mercado de trabalho no sentido de uma mão-de-obra mais qualificada. Nesse sentido, não aumentou significativamente o ensino médio, apenas 1% de ampliação, e aumentou significativamente em torno de 18% a educação de jovens e adultos para o ensino médio, assim como na educação profissional houve um aumento de 14%?, afirmou Pacheco.
Os números preliminares do Censo Escolar 2004 serão publicados amanhã (7) no Diário Oficial da União. A partir dessa data, as Secretarias de Educação Estaduais, Municipais e do Distrito Federal terão 30 dias para apresentar recursos para a retificação das informações publicadas. Os dados do levantamento servem para subsidiar as políticas educacionais do setor público e a distribuição de recursos para a implementação de projetos
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna