A Brasil Telecom – operadora de telefonia fixa nas regiões Centro-Oeste, Sul e parte da região Norte – lançou uma campanha para que os clientes inadimplentes há mais de seis meses regularizem sua situação. A chamada ?Campanha de Natal? – que começou esta semana e vai até 31 de dezembro – pretende recuperar o crédito de aproximadamente um milhão de devedores. Os descontos dependem do período em que o consumidor está inadimplente, mas podem chegar a 80%.
A empresa informa que esses clientes tiveram suas linhas telefônicas cortadas e o nome enviado ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e Serasa. Com a renegociação ou o pagamento integral do débito, o nome deverá ser retirado da ?lista negra? em até 48 horas, depois de confirmado o pagamento. ?A reabilitação do crédito permitirá que esses consumidores realizem suas compras de Natal?, afirma o gerente de Arrecadação e Cobrança da Brasil Telecom, Eduardo Tambellini.
O mesmo não ocorre com a linha telefônica. Se o consumidor quiser tê-la novamente, deverá pedir uma nova assinatura e pagar a tarifa de habilitação, cujo valor depende de cada região. Isso acontece porque a Brasil Telecom rescinde o contrato de quem estiver inadimplente por mais de 90 dias. Vale lembrar que atrasos no pagamento superiores a cinco anos devem ser retirados automaticamente do SCPC e Serasa, mas não impedem que a empresa decida cobrar a dívida na Justiça.
Tambellini informa que os clientes inadimplentes receberão uma carta com a proposta de negociação e uma ficha de compensação em que deverá ser feita a opção de pagamento. Eles poderão quitar seus débitos em qualquer agência bancária. Caso não concordem com a proposta, podem procurar a empresa e renegociá-la. Como alguns clientes estão com a ficha cadastral desatualizada, a empresa recomenda ligar para 0800-643-0020.
Também os devedores com atraso inferior a seis meses podem procurar a Brasil Telecom, orienta o gerente da empresa. ?Porém, essas dívidas com menos de 180 dias não terão descontos apenas a possibilidade de parcelamento.? A expectativa da Brasil Telecom é de que 5% de seus clientes recuperem o crédito nesta campanha, uma vez que os valores atrasados são elevados.