O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse nesta quinta-feira (28), depois de se encontrar em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que o Brasil precisará cumprir uma série de exigências para receber a Copa do Mundo de 2014, mas que só depende de si para ter o evento.

continua após a publicidade

"A bola está com o Brasil, e podemos dizer que as exigências são muito grandes, depois do bom trabalho realizado pela Alemanha na Copa de 2006", avisou Blatter. Segundo ele, haverá um caderno de encargos que deve ser respondido pelo Brasil.

Depois disso, segundo ele, a Fifa vai se sentar com "autoridades esportivas, políticas e grupos de interesse econômico" para chegar a uma conclusão. "A decisão deve ser tomada até o fim de 2007 ou nos primeiros meses de 2008", explicou Blatter, em rápida entrevista coletiva após o fim da reunião com Lula.

De acordo com o rodízio de continentes feito pela Fifa, a Copa de 2014 será disputada na América e o Brasil é o principal candidato – a próxima edição, em 2010, acontece na África do Sul. Mas a escolha da sede ficará apenas para 2007, quando também acontece a eleição presidencial da entidade – Blatter já está em campanha para continuar no cargo.

continua após a publicidade

Preparativos

O presidente da CBF disse que concorda com Lula, que avisou há cerca de 15 dias que o Brasil teria de construir praticamente todos os estádios para organizar o Mundial. "Isso não é novidade", admitiu Ricardo Teixeira, que já causou polêmica por defender até mesmo a demolição do Maracanã. "Um ou outro estádio poderá aceitar uma reforma, mas fico mais com a posição do presidente Lula.

continua após a publicidade

Ricardo Teixeira, no entanto, já começou os preparativos para receber o Mundial de 2014. Uma das primeiras medidas foi convidar Pelé para ser o presidente do Comitê Organizador da Copa – e o ex-jogador garantiu que aceita a tarefa.

Agenda presidencial

O encontro com Blatter foi o primeiro compromisso oficial do dia do presidente Lula. Ele ainda não anunciou se vai ao debate que acontece na noite desta quinta-feira, promovido pela TV Globo, com os candidatos à Presidência da República – as eleições acontecem no próximo domingo.

Já Blatter e Ricardo Teixeira seguem nesta quinta-feira mesmo para Assunção, no Paraguai, onde irão participar de reunião na Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).