Brasília – Os brasileiros que fazem parte do Comitê Internacional do Fórum Social Mundial pediram neste sábado (27) que o encontro de 2009 seja realizado no Brasil. A decisão final deverá ser tomada em junho deste ano, na próxima reunião do comitê.

continua após a publicidade

Um dos representantes brasileiros no comitê, Rubens Diniz, membro do Centro Brasileiro de Solidariedade entre os Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), disse que a proposta foi apresentada ?em nome dos movimentos [sociais], o desejo que o fórum seja no Brasil em 2009. Depois de um processo de internacionalização, passando pelos continentes, ele poderia voltar ao Brasil, seu berço, para ser fortalecido na América Latina?.

Segundo Diniz, o governador do Paraná, Roberto Requião, enviou uma carta formal oferecendo o estado para receber o evento. Existiria também a possibilidade do fórum na Bahia, ?mas esses encaminhamentos devem ser definidos em junho, durante as manifestações contra o G-8 na Alemanha?.

O G-8 é um grupo que reúne os sete países mais desenvolvidos do mundo (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e o Canadá), mais a Rússia. As reuniões passaram a gerar protestos de ativistas contrários ao neoliberalismo ? e a maior manifestação ocorreu na reunião do G8 em Gênova, quando a polícia assassinou um dos manifestantes. A próxima reunião do grupo será em Heiligendamm, na Alemanha, de 6 a 8 de junho.
 
?O Fórum contribui para o enfraquecimento dos governos neoliberais na América Latina, e é por isso também que pedimos o retorno do evento ao Brasil?, explica Diniz.

continua após a publicidade

Durante os três primeiros anos, desde 2001, o fórum ocorreu no Brasil. O 4º Fórum Social Mundial foi em Mumbai, na Índia, e retornou ao Brasil em 2005, novamente em Porto Alegre (RS).

Em 2006, o encontro foi chamado de ?policêntrico?, pois estava programado para acontecer ao mesmo tempo em três continentes: África, Ásia e América Latina. Por conta do terremoto no Paquistão no final de 2005, o evento de Karachi foi adiado. Dois encontros ocorreram: na cidade de Bamako, em Mali e em Caracas, na Venezuela.

continua após a publicidade

O Fórum Social Mundial de 2007 foi na África, no Quênia. Em 2008, o Comitê Internacional decidiu não realizar um evento concentrado, mas diversas manifestações e encontros pelo mundo.