Um desfile do estilista brasileiro Jum Nakao abriu, na noite de ontem, em Paris, a maior ação de promoção comercial já desenvolvida pelo governo brasileiro junto ao mercado francês. Até 25 de junho, confecções, calçados, acessórios, cosméticos, jóias, artesanato, decoração alimentos e bebidas de 100 fornecedores brasileiros ocuparão as vitrines das oito lojas da rede Galerias Lafayette, em Paris e nas cidades de Nice, Bordeaux, Strasbourg e Nantes. O projeto, batizado de Aquarela do Brasil, integra um pacote de ações da Agência de Promoção de Exportações (Apex/ Brasil) cujo objetivo é potencializar comercialmente as comemorações culturais do ano do Brasil na França.
A Apex/Brasil está investindo 400 mil euros na ação, que inclui a exposição e comercialização de produtos de fabricação nacional em um espaço 100% brasileiro de 1700 metros quadrados na principal loja das Galerias Lafayette, no centro de Paris. No ano passado, a agência organizou, no Brasil, um encontro entre compradores das Galerias Lafayette e empresários brasileiros ? na ocasião, a rede francesa adquiriu 1,3 milhão de euros em mercadorias. São estes produtos que agora colorem de verde e amarelo as vitrines francesas.
Em entrevista a jornalistas franceses nesta terça-feira, em Paris, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, destacou a importância deste tipo de promoção para os empresários nacionais. "Nestes eventos, a imagem do país se confunde com a imagem das empresas brasileiras. Estamos consolidando essa imagem positiva no exterior, o que beneficia diretamente os empresários", afirmou. Segundo previsão do presidente da Apex, Juan Quiros, o evento deve gerar negócios da ordem de cinco milhões de euros.
Na avaliação do ministro Furlan, trata-se de uma boa oportunidade para testar o mercado francês e diversificar nossa pauta de exportação para a França, composta predominantemente por commodities. Segundo dados da Inteligência Comercial da Apex, entre os produtos com maior potencial de exportações estão carnes bovinas e suínas, peixes, frutas frescas ou secas, soja e açúcares de cana. O evento das Galerias Lafayette coloca em evidência produtos de maior valor agregado, como confecções, acessórios, cosméticos, jóias, artesanato e objetos de decoração, além de alimentos e bebidas.
"Esta ação leva o produto brasileiro diretamente ao consumidor francês, europeu e do mundo todo, pois Paris é a cidade mais visitada do mundo e a Lafayette é uma das lojas com maior fluxo de turistas na França", resume a diretora de Inteligência Comercial da Apex, Lilia Miranda.
A moda é um dos destaques do projeto Aquarela Brasil e, no desfile de abertura, mais de dez estilistas brasileiros apresentaram suas criações, inclusive Andréa Saletto e seus modelos bordados pela cooperativa de costura de uma das maiores favelas do Rio de Janeiro.
Já a Exposição Bethy Lagardère reunirá 30 modelos exclusivos assinados por famosos estilistas com as cores e as formas da bandeira do Brasil. Entre as criações estão vestido de noite de Jean-Paul Gaultier, bolsa verde-amarela de Tom Ford e túnica da bandeira do Brasil de Emanuel Ungaro criada para a Copa do Mundo de 1994.