A principal ajuda que o governo brasileiro quer do presidente dos Estados Unidos, George W.Bush, é que ele acabe com os subsídios agrícolas. De acordo com o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, o Brasil espera como resultado da visita de Bush cooperação econômica com medidas concretas.

continua após a publicidade

Se os Estados Unidos querem nos ajudar, uma das formasimportantes pelas quais eles poderiam nos ajudar é eliminando os subsídiosagrícolas, que hoje em dia constituem uma verdadeira muralha de proteção economia norte-americana, afirmou Garcia, após participar do almoço oferecidopelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente da Alemanha, Horst Köhler, no Palácio doItamaraty.

Depois de reunião privada com o colega alemão, no Palácio doPlanalto, Lula classificou de nefastos ao livre comércio os subsídiosagrícolas concedidos pelos Estados Unidos. Lula e Bush encontram-se amanhã (9)em São Paulo.

Marco Aurélio Garcia adiantou que o Brasil não vaiinterferir nos atritos entre Estados Unidos e Venezuela. É um problemabilateral Não é um problema nosso. O Brasil sempre esteve disposto aparticipar de qualquer processo que facilite as relações, mas acho que não é ocaso. Esse problema pode ser perfeitamente resolvido no âmbito das relaçõesbilaterais (Estados Unidos e Venezuela), afirmou o assessor.

continua após a publicidade