O Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) pretendem lançar nos países estrangeiros com maior demanda de visitantes para o Nordeste uma campanha de relações públicas para inibir o turismo sexual com crianças e adolescentes.
De acordo com o presidente em exercício da Embratur, Geraldo Bentes, a idéia é agendar novas políticas públicas positivas da imagem do Brasil no exterior. ?Sabemos que esse tipo de exploração não é novidade, e que no Brasil está começando a tomar conotações fortes. Nossa intenção é combater o mal no início evitar que ele venha a se alastrar?, observou.
As propostas de implementação da iniciativa estão sendo apresentadas por dirigentes e técnicos das áreas de segurança, educação, saúde e cultura de todos os estados do Nordeste que participam da reunião promovida pelo Centro Integrado de Turismo do Nordeste (CTI).
A previsão é que a partir de setembro o projeto seja lançado no exterior. O secretário executivo da CTI, Roberto Pereira, diz que a prática deve ser combatida com punições severas. ?É um crime contra a dignidade humana que tem que ser punido com rigor?.
Dados da Embratur indicam que os estados do Nordeste que mais têm recebido turistas do exterior são Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. No ano passado, eles receberam juntos cerca de 457 mil estrangeiros.