Brasil propõe grupo permanente sobre racismo em reunião do Mercosul

Brasília – A 5ª Reunião das Altas Autoridades em Direitos Humanos do Mercosul iniciou os trabalhos hoje (29) discutindo o racismo. Uma das propostas brasileiras é a criação de um grupo de trabalho permanente sobre promoção da igualdade racial.

A idéia foi proposta inicialmente no âmbito da Reunião das Altas Autoridades Competentes em Direitos Humanos e Chancelarias do Mercosul e Países Associados, ocorrida em setembro de 2005, em Montevidéu (Uruguai).

A ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro, atualizou os participantes dos membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) e associados (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru) sobre as pretensões de fortalecer o debate da questão racial no Brasil e as ações que o país desenvolve.

Matilde Ribeiro lembrou que um levantamento constatou a existência de 17 países com equipes disponíveis e envolvidas na questão racial. ?O que se coloca como novidade no cenário regional é a existência da iniciativa de governos de estruturação de trabalhos em âmbito executivo, através de coordenações e setores específicos para o tratamento da agenda racial nos países?, afirmou.

A reunião teve em sua abertura a presença de Matilde Ribeiro e do ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, não compareceu por estar acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem a São Paulo. A participação de Amorim foi transferida para amanhã (30), quando termina o evento.

Após o encerramento, haverá o I Congresso Interamericano de Educação em Direitos Humanos, promovido pela SEDH, Ministério da Educação, Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A Radiobrás e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) apóiam o evento.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo