O Grupo de Ação Financeira Internacional (Gafi), um órgão que estabelece padrões contra práticas de lavagem de dinheiro, elogiou o Brasil por tomar medidas para melhorar a legislação contra o terrorismo financeiro, mas também disse que o País deve considerar “novas medidas” caso as falhas não sejam resolvidas até fevereiro de 2017.
O Gafi também chamou o Brasil no começo do ano, dizendo na ocasião que estava “profundamente preocupado” com as falhas do país em decretar leis contra o terrorismo financeiro.
“Ainda existe um número de falhas que o Brasil precisa resolver para atingir um nível satisfatório de conformidade com os padrões do Gafi”, diz um comunicado emitido na última sexta-feira, ameaçando maior condenação caso um progresso suficiente não for feito até fevereiro de 2017.
Os países que falham em implementar os padrões do Gafi sobre políticas contra lavagem de dinheiro e terrorismo financeiro correm o risco de serem rotulados como nações de alto risco ou como jurisdições não cooperativas, tornando mais difíceis as transações financeiras entre esses países e sistemas bancários de nações que são membros do órgão. Fonte: Dow Jones Newswires.