O Brasil arrasou o Canadá por 12 a 1, na manhã desta quinta-feira (9), e se classificou para a semifinal da segunda Copa do Mundo de Futebol de Areia, que está sendo disputada na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O próximo adversário brasileiro será Portugal, que venceu o Bahrein por 6 a 2.

continua após a publicidade

A renovada equipe brasileira teve problemas para superar a defesa canadense no primeiro tempo do jogo desta quinta-feira, quando marcou apenas um gol. No início da segunda etapa, contudo os jogadores do Brasil se soltaram e marcaram três gols em seguida, desmontando o time rival.

No terceiro tempo, o Brasil apenas tocou a bola e esperou a partida acabar, poupando-se para as semifinais. Benjamin e Júnior Negão foram os artilheiros da equipe, com três gols cada – Bueno, Bruno e Betinho fizeram dois cada um. Benjamin, artilheiro do Mundial, já tem 11 gols.

Contra Portugal, o Brasil terá a chance de se vingar da eliminação nas semifinais da primeira edição do Mundial, no ano passado, também no Rio, quando foi derrotado nos pênaltis, por 2 a 1, após empate por 6 a 6 no tempo normal. Naquela ocasião, os brasileiros terminaram o campeonato em terceiro lugar.

continua após a publicidade

O título do último Mundial ficou com a França, que também passou as semifinais neste ano. Foi depois de uma dura vitória por 3 a 2 sobre o Japão, na primeira partida desta quinta-feira em Copacabana. O time francês, treinado pelo ex-jogador de futebol Eric Cantona, suou para furar a boa postura defensiva dos japoneses.

Saomun e Basquase fizeram os primeiros gols franceses, mas apenas no segundo tempo. Edouard ampliou e depois, Toma e Kuroki descontaram para os japoneses.

continua após a publicidade

O adversário da França será o Uruguai, que derrotou a Argentina por 2 a 1, num jogo que acabou em pancadaria. A confusão no final do jogo foi provocada pelos argentinos, inconformados com a virada do Uruguai, que marcou seus dois gols nos últimos minutos da partida. Houve troca de socos e pontapés, com os jogadores da Argentina sendo contidos apenas com a intervenção dos seguranças.

O problema aconteceu quando a Argentina vencia por 1 a 0, gol de Santiago Hilaire, e segurava o placar. Num lance em que deveria devolver a bola para o adversário, o uruguaio Miguel chutou para o gol e a bola bateu na trave. Na seqüência, o goleiro argentino Salgueiro saiu da área para pegar a bola, achando a jogada ainda estava dentro do espírito de Fair Play (Jogo Limpo). Mas o árbitro marcou falta.

Aí, na cobrança de Ricar, o Uruguai empatou o jogo. Depois disso o clima esquentou dentro de quadra, com muitas faltas e provocações dos dois lados. E os uruguaios conseguiram marcar mais um gol, novamente em cobrança de falta, quando faltavam poucos segundos para o final da partida – Miguel cobrou fraco, mas a bola pegou efeito ao bater na areia e encobriu o goleiro Salgueiro.

No final do jogo, enquanto os uruguaios comemoravam a virada, os argentinos partiram para a briga, fazendo os jogadores adversários se trancarem, em busca de proteção, na sala de enfermaria montada na arena na Praia de Copacabana.

Agora, as semifinais do Mundial acontecem no sábado: Brasil x Portugal e França x Uruguai.