Brasil participa de piloto para inclusão digital de PMEs

O diretor da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Cid Torquato, apresenta no início do ano à International Trade Centre, agência conjunta de cooperação técnica da Unctad e da OMC, um plano de políticas de tecnologia da informação para micro e pequenas empresas na América Latina. Recém-contratado como consultor da agência, o executivo acaba de fazer um projeto-piloto para Brasil, Equador e Argentina que prevê concorrências nacionais, já no primeiro trimestre, para a escolha e aquisição de softwares desenvolvidos conforme as necessidades das PMEs de cada país.

A ITC, numa segunda etapa, vai oferecer os programas de graça ou a preço competitivo às micro e pequenas empresas. O projeto-piloto, disse o executivo, foi elaborado a partir da percepção de que o que se desenvolve no âmbito da tecnologia da informação é muito mais voltado para as grandes corporações do que para as empresas de menor porte. "A inclusão digital de toda a sociedade passa pelas micro e pequenas empresas. Se não acelerarmos o processo, daqui a pouco não conseguiremos mais diminuir a divisão digital do mundo", disse Torquato.

A proposta de trabalho inclui também colocar o tema das micro e pequenas empresas no topo das discussões da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, que acontece em novembro, na Tunísia. "Nos países mais avançados, a pequena empresa é fundamental para o crescimento sustentado. Por aqui, infelizmente, 70% das PMEs não completam três anos de vida. Com a ajuda das tecnologias da informação, podemos melhorar as práticas de gestão", argumenta o executivo.

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