O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participa nesta terça-feira (20), a partir das 14 horas (hora local), da 61ª Assembléia Mundial de Saúde que acontece em Genebra, Suíça. Em seu discurso, Temporão ressaltará a boa atuação do governo brasileiro no alcance das metas do milênio para a saúde (mortalidade infantil, saúde materna e combate ao HIV/Aids) e a disposição do país em cooperar com demais nações em desenvolvimento para o alcance desse desempenho. A reunião começa hoje (19) e encerra no sábado (24).
Nesta reunião da Organização Mundial de Saúde (OMS), os países examinarão vários temas, entre eles: as estratégias para reduzir o uso nocivo do álcool; a preparação dos países para a pandemia de gripe (intercâmbio de vírus e acesso a vacinas); prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis, com aplicação de uma estratégia mundial; saúde pública, inovação e propriedade intelectual (projeto de estratégia mundial e plano de ação); mutilação genital feminina; e mudanças climáticas.
O ministro da Saúde também ressaltará o compromisso brasileiro com a propriedade intelectual e defenderá a inclusão cada vez maior do tema saúde nas discussões internacionais, em meio aos debates sobre crescimento global e o comércio, e o impacto na saúde. Neste ano, a assembléia deverá aprovar resolução sobre propriedade intelectual que terá como finalidade abrir novos horizontes para países menos desenvolvidos, com atenção também voltada para as doenças negligenciadas.