Brasil levará a conferência no Quênia proposta para redução do efeito estufa

Brasília – Técnicos de 189 países estarão reunidos na próxima semana em Nairóbi, no Quênia, para discutir a adoção de medidas efetivas que garantam a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa.

A proposta brasileira de "reduções compensadas para o desmatamento" será levada pelo secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, à Conferência das Partes sobre Clima (COP 12), patrocinada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Essa proposta ainda não está fechada, mas o objetivo é criar mecanismo de compensação financeira que sirva de estímulo contra os desmatamentos e queimadas, principalmente na região da Amazônia. A delegação brasileira vai debater com os demais países como viabilizar recursos para essa finalidade, uma vez que o dinheiro internacional destinado a conter as mudanças climáticas não pode ser desviado, como explica a consultora técnica da organização não-governamental WWF-Brasil, Karen Suassuna.

Segundo ela, a saída é os países desenvolvidos injetarem mais dinheiro na criação de um fundo específico, para o cumprimento do Protocolo de Quioto Pós-2012. "E o Brasil tem forte interesse em encontrar soluções para isso, uma vez que somos o quarto país no ranking mundial das nações que mais liberam gases para o superaquecimento do planeta, por causa da queima de madeira nos desmatamentos", afirma.

A secretária-geral da WWF, Denise Hamú, acrescenta que o superaquecimento vai gerar problemas sérios para todos os países, com mais secas, furacões e outros desastres naturais provocados pelas mudanças climáticas. O problema tem que ser contido agora, segundo ela, e ?o Brasil pode dar o exemplo ao diminuir as emissões oriundas do desmatamento?, que responde por cerca de 75% das emissões de gases do país.

Denise Hamú diz que os prejuízos econômicos serão grandes, porque haverá necessidade de investimentos pesados para adaptação às mudanças climáticas. E Karen Suassuna alerta: "Os países em desenvolvimento, como o Brasil, serão os mais prejudicados, uma vez que não terão recursos financeiros suficientes para essa adaptação?.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo