A história dos confrontos entre Brasil e Bolívia tem 29 capítulos. Em 74 anos, foram 23 vitórias brasileiras, dois empates e quatro derrotas. A superioridade da seleção fica ainda mais marcante na média de gols: enquanto o Brasil supera a defesa boliviana 3,62 vezes por jogo, os adversários não chegam a um gol por confronto.
Jogando em solo brasileiro, a seleção tem oito vitórias, um empate e nenhuma derrota. No Morumbi, palco do jogo deste domingo, foi uma vitória por 2 a 0 na Copa América de 1979 e um empate, por 1 a 1, nas Eliminatórias de 85.
Apesar das estatísticas favoráveis, o Brasil sofreu algumas surpresas nas últimas duas eliminatórias. Em 25 de julho de 93, buscando vaga para o Mundial dos Estados Unidos, a seleção foi a La Paz e acabou batida por 2 a 0, gols de Etcheverry e Peña, em péssima atuação de Taffarel. Na volta, um mês depois, no estádio do Arruda, no Recife, o Brasil descontou e marcou 6 a 0.
Com o tetracampeonato em 1994, o Brasil escapou das Eliminatórias para a Copa da França, mas, em 2001, a história de 93 se repetiu. Primeiro, no dia 3 de setembro, o Brasil de Vanderlei Luxemburgo fez 5 a 0 no Maracanã, com três gols de Romário, um de Rivaldo e um contra de Sandy. Depois, em 7 de novembro, nova derrota em La Paz, já sob o comando de Luiz Felipe Scolari: 3 a 1, gols de Edílson, Líder Paz e Baldivieso (2). O penta parecia distante.
Depois de a seleção garantir a vaga para a Copa do Japão e da Coréia do Sul, a Bolívia entrou na rota de preparação do time de Felipão. Entre alguns amistosos para o time embalar no início de 2002, os bolivianos vieram ao Serra Dourada e levaram seis gols: Cris, Gilberto Silva (2), Kléberson, Washington e Ânderson Polga marcaram.
Brasil e Bolívia enfrentaram-se só uma vez numa Copa do Mundo – e foi justamente a primeira partida entre as duas seleções. No estádio Centenário de Montevidéu, no Uruguai, no dia 22 de julho de 1930, o Brasil venceu por 4 a 0. A maior goleada das 29 partidas foi o 10 a 1 imposto pela seleção no Pacaembu, no Sul-Americano de 49.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna