A escolha de Londres para a sede da Olimpíada de 2012 pode ser benéfica para uma possível candidatura brasileira em 2016, segundo analisou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

continua após a publicidade

"Dificilmente a Europa vai ter uma oportunidade em 2016, a não ser que América Latina, Ásia e África não apresentem cidades atendendo os requisitos do COI."

Nuzman pede agora que o País entenda a dimensão do que representa sediar os Jogos Olímpicos. "O mundo do esporte quer realizar os Jogos Olímpicos no Brasil. Resta saber se o Brasil quer sediá-los." Para ele, todos entendem que o Brasil é o país mais indicado para receber as Olímpiadas na América Latina pela primeira vez. "É o único que pode hoje organizar as Olímpiadas."

O grande teste, na opinião do dirigente, acontecerá daqui a dois anos, quando o Rio de Janeiro receberá o Pan. "Os Jogos Pan-americanos serão o grande vestibular do Brasil. Se o Brasil entende que pode sediar os Jogos Olímpicos em 2016, fatalmente terá que realizar excelentes Jogos Pan-americanos."

continua após a publicidade