Brasil já é o maior exportador de carne bovina do mundo

Pesquisa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP) indica que o Brasil chegou ao primeiro lugar no ranking mundial de exportações de carne bovina. Entre janeiro e outubro, o setor exportou 1,5 milhão de toneladas de carne bovina, seja "in natura" ou industrializada. O faturamento com as vendas externas do setor foi de U$ 2.021 bilhões no período.

Nos primeiros dez meses de 2003, o Brasil exportou 1 milhão de toneladas de carne bovina e o faturamento foi de U$ 1,194 bilhão. O resultado de 2004 superou a expectativa do presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira. Para ele, o aumento de faturamento e de volume exportado atingiria a marca dos US$ 2 bilhões e de 1,5 milhão de toneladas no final do ano. "Esse resultado já foi alcançado nos dez primeiros meses do ano", observou.

A pesquisa CNA/Cepea mostra que, a despeito do cenário positivo nas vendas externas, o setor de carne bovina passa por crise interna no que diz respeito ao preço pago ao pecuarista. A análise foi feita nos nove estados onde está 78% do rebanho nacional, o que corresponde a 190 milhões de cabeças. São eles Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo. O preço do boi gordo caiu 2,13% e os custos de produção subiram 9,04%. "Os custos totais da pecuária de corte devem subir mais de 10% este ano. Seria preciso que o preço do boi recuperasse pelo menos essa perda para manter as margens do pecuarista", explica Nogueira.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo