O selecionado brasileiro masculino de vôlei iniciou a caminhada na tentativa de conquistar seu segundo título mundial consecutivo vencendo o time dos EUA, na madrugada deste sábado (horário de Brasília), em Hiroshima, no Japão, por 3 sets a 0 (25/19, 25/18 e 25/23).
O primeiro set foi equilibrado até o Brasil abrir 2 pontos (8 a 6). Daí em diante, o time não só manteve como foi ampliando a diferença, até fechar o set (25 a 19). Os destaques individuais foram Ricardinho e Giba.
No segundo set, com uma eficiente atuação no saque e no bloqueio o Brasil não deu a menor chance de reação ao time americano. Depois de fazer 9 pontos no bloqueio, a equipe chegou com facilidade ao marcador de 25 a 18.
Com a obrigação de mudar a história do jogo, o time americano partiu para tudo ou nada no terceiro set e chegou a abrir 2 pontos logo no início (5 a 3). Ao contrário dos sets anteriores, o bloqueio brasileiro não mostrava a mesma eficiência.
O time só conseguiu liderar no marcador quando fez 11 a 10. No momento decisivo, quando estava 19 a 19, e os americanos melhor no ataque, o bloqueio, finalmente, voltou a funcionar e o Brasil fechou, o set e o jogo: 25 a 23. O destaque da partida foi Giba, com 23 pontos.
O time de Bernardinho volta à quadra às 2 horas (horário de Brasília) deste domingo, para enfrentar o selecionado da República Checa. O adversário está em crise, depois da eliminação na seletiva do Campeonato Europeu. Mas os brasileiros não podem arriscar, já que um tropeço reduz as chances de classificação para as semifinais.