No primeiro grande desafio de Dunga no comando da seleção, o Brasil fez uma boa partida e convenceu ao superar a Argentina por 3 a 0, no amistoso realizado neste domingo, no Emirates Stadium, em Londres, na Inglaterra. Essa é a primeira vitória do País após a eliminação da Copa do Mundo da Alemanha – os pentacampeões haviam empatado com a Noruega (1 a 1), no dia 16 de agosto.

continua após a publicidade

Sem contar com o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho – vetado por causa de dores na região lombar -, o Brasil entrou em campo com Kaká no banco de reservas. O meio foi formado por Gilberto Silva Edmílson, Gilberto, Elano e Daniel Carvalho.

Mesmo não contando com as principais estrelas, a seleção brasileira começou arrasadora e abriu o marcador logo aos 2 minutos do primeiro tempo. Num rápido contra-ataque puxado por Robinho, o atacante do Real Madrid rolou a bola para Elano, que dominou e chutou para o fundo das redes do goleiro Abbondanzieri.

No único lance de perigo dos argentinos na primeira parte do confronto, a Argentina quase chegou ao empate aos 27. Depois de uma boa jogada de Clemente Rodríguez pela esquerda, o lateral cruzou na área para Carlitos Tevez. O ex-corintiano, que foi muito vaiado pela torcida, cabeceou forte, mas Gomes fez excelente defesa.

continua após a publicidade

Dois minutos depois foi a vez do Brasil quase marcar. Numa outra bela jogada individual de Robinho, que esteve muito bem no clássico, o ex-santista invadiu a área e bateu cruzado, mas Abbondanzieri espalmou para o escanteio. Aos 39, foi a vez de Cicinho perder um grande oportunidade de ampliar a vantagem. Depois de ser lançado por Robinho, o ala do Real Madrid, sozinho chutou para fora.

No intervalo, o novo treinador da Argentina, Alfio Basile, fez duas alterações e os "hermanos" voltaram melhor na etapa final e quase chegaram ao empate aos 11 minutos. Zabaleta recebeu bom toque de calcanhar e ficou na cara do gol, mas errou no momento de concluir. Em seguida Dunga colou Kaká no lugar de Daniel Carvalho.

continua após a publicidade

A alteração surtiu efeito e a seleção brasileira anotou o segundo gol aos 22. Numa bela triangulação, Kaká tocou para Fred que fez grande passe para Elano. O meia do Shakhtar Donetsk (Ucrânia) bateu cruzado e fez o seu segundo tento na partida.

Melhor em campo, o Brasil teve outra chance aos 36 minutos, quando Robinho arriscou de fora da área e mandou a bola rente à trave de Abbondanzieri. Nos minutos finais, Kaká pegou sobra de um escanteio no campo de defesa, partiu com velocidade e tocou na saída do camisa 1 argentino, fazendo 3 a 0 para o Brasil.