Instituições de qualquer tipo, exceto escolas, interessadas em disponibilizar uma Sala Verde, devem apresentar suas propostas contendo o programa pedagógico (cursos, palestras, atividades) que pretendem realizar e seus objetivos em frente à comunidade que estarão atendendo. As salas selecionadas contam com certas vantagens, recebem materiais do Ministério do Meio Ambiente periodicamente e, devido à parceria institucional com o MMA, têm possibilidades de ampliar seu trabalho e conseguir mais parceiros. ?O fato de ser uma Sala Verde facilita o processo de acesso às formas de fomento do Fundo Nacional do Meio Ambiente? analisa Fábio Deboni da Silva, Técnico da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.
Uma das mudanças do novo edital (01/2005) é a abertura de inscrições para salas móveis, que podem ser instaladas em ônibus, vans ou outros meios de locomoção, desde que possuam o espaço físico necessário e pessoal habilitado para desenvolver atividades de caráter ambiental. Outra novidade é que desta vez, o Ministério do Meio Ambiente dará prioridade a propostas de projetos para as regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil. ?Estas regiões são carentes em estruturas de informação e educação ambiental. Não vamos selecionar apenas projetos destas regiões, mas daremos mais atenção a eles?, explicou Deboni.
Atualmente, 111 Salas Verdes estão em funcionamento no Brasil. As propostas de novas Salas Verdes deverão ser apresentadas até o dia 29 de abril, e a divulgação das salas selecionadas está prevista para o dia 3 de junho.
O novo edital está nos seguintes endereços:
www.salaverde.cjb.net
www.mma.gov.br
www.ecoterrabrasil.com.br