O Brasil conquistou neste domingo (17) mais duas medalhas na etapa masculina da Copa do Mundo de Judô, disputada em Budapeste, Hungria. O meio-médio (menos de 81 kg) Tiago Camilo, vice-campeão olímpico em 2000, foi o primeiro a subir ao pódio. Ele ganhou o bronze ao derrotar o russo Dmitri Ogienko por ippon.
A outra medalha também foi de bronze, conquistada por João Gabriel Schilitter, na categoria acima de 100 quilos. Depois de ser derrotado pelo estoniano Martin Padar na terceira fase, o judoca foi para a repescagem, e na terceira luta derrubou o cubano Oscar Breison com um yuko, garantindo a medalha.
As mulheres não conquistaram medalhas hoje. A brasileira mais bem colocada na etapa feminina, disputada em Viena, na Áustria, foi Claudirene César (menos de 78 kg). Ela ficou em 13º lugar. Márcia Vieira (menos de 70 kg) e Viviane Oliveira (mais de 78 kg) não tiveram classificação.
Ontem, o Brasil faturou quatro medalhas: duas de ouro, com Leandro Cunha e Erica Miranda, e duas de bronze, com Pedro Guedes e Daniela Polzin. Desta forma, os brasileiros encerram a participação com seis medalhas.
O evento serviu de preparação para os Jogos Pan-Americanos, que começam no dia 13 de julho.