O porcentual de 21% da população com 10 anos ou mais de idade que usa a internet coloca o Brasil, no indicador de penetração de internet da União Internacional das Telecomunicações (UIT), no quarto lugar entre os países da América Latina e no 62º lugar no mundo em 2005. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (23) pela representante do Comitê Gestor de Internet, Mariana Balboni, após a divulgação da pesquisa do IBGE sobre o assunto.
O indicador de penetração define o porcentual da população que utiliza a internet. No que diz respeito ao número total de usuários do País (32,1 milhões), o Brasil está no primeiro lugar na América Latina e no quinto lugar em todo o mundo. Segundo Mariana, os dados mostram que a distribuição do uso da internet ainda é "muito ruim" no País.
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Plínio de Aguiar Araújo, disse que os dados apurados pelo IBGE têm abrangência bem maior do que as demais pesquisas sobre o uso da Internet que já foram realizadas no Brasil e, desse modo, serão utilizados pela agência e o Comitê Gestor de Internet para definição de políticas públicas a partir de agora.
Segundo ele, serão necessárias avaliações para definir se o porcentual de 21% de usuários de internet é baixo, mas é possível adiantar que "há a barreira da renda" para o acesso à rede no País.
São Paulo
O Estado de São Paulo ficou em segundo lugar, no ranking regional do País, no porcentual da população que utiliza Internet. Enquanto no total do País 21,0% da população com 10 anos ou mais de idade faziam uso da Internet em 2005, em São Paulo o porcentual era de 29,9% de usuários. No topo do ranking está o Distrito Federal (41,1%).
No que diz respeito ao uso de telefone celular, a participação de São Paulo cai para o oitavo lugar no ranking regional, com 40 7% da população com 10 anos ou mais de idade tendo telefone móvel celular. No entanto, o presidente da Anatel disse que essa posição no ranking provavelmente já se modificou, já que o número de usuários de celular vem crescendo muito no País e em São Paulo.
O Distrito Federal ficou no primeiro lugar no ranking também no caso dos celulares, com 66,3% da população com 10 anos ou mais de idade possuindo aparelho. Segundo Araújo, o número de usuários de Internet no País (32,1 milhões) é bem menor do que o de portadores de celular (56 milhões) porque "o telefone é muito barato e o computador e o acesso (à rede) são mais caros".