Ainda sem total ritmo de jogo (os titulares já haviam ido para a Itália, mas meia Seleção enfrentou mais de 20 horas de viagem até Moscou), a seleção brasileira masculina de vôlei estréia amanhã na fase final da Liga Mundial contra a Bulgária, às 7 horas de Brasília, com transmissão do SporTV 2, para tentar seu sexto título.
O técnico Bernardinho Rezende definiu a equipe que começará: o levantador Ricardinho, André Nascimento, Dante, Giba, André Heller e Rodrigão – que estavam treinando em Latina na última semana -, mais o líbero Escadinha, que jogou contra Portugal em Fortaleza no fim de semana.
"A Bulgária é um time forte fisicamente, que conquistou a vaga vencendo uma equipe expressiva como Cuba. Nós não tivemos adversários tão difíceis na primeira fase. Ainda estamos sentindo um pouco o cansaço da viagem. Somos o time que sai de mais longe, já que todos os outros estavam na Europa", diz o técnico.
As outras seleções são a própria Rússia (país-sede), Sérvia e Montenegro, França e Itália (convidada). Bernardinho foi claro. "Vamos tentar nosso melhor. Conheço bem este ginásio. Joguei aqui nas Olimpíadas de Moscou-80. Tem todas as condições para um bom jogo.
Amanhã ainda jogam França x Itália e Rússia x Sérvia.
Bulgária esconde o jogo
O ataque búlgaro tem como principal arma Matey Kaziyski, de apenas 21 anos e com 2,02 m. O jogador aparece na segunda colocação do ranking dos atacantes, atrás apenas do polonês Sebastian Swiderski. Além disso, fizeram a segunda melhor campanha na primeira fase – atrás do Brasil.
Martin Stoev, o técnico da Bulgária, disse que seu time ainda está "guardando" a melhor performance para esta fase final, em Moscou.
Na quinta-feira, a adversária dos brasileiros será a Itália. Mal na primeira fase – ficaram em terceiro no grupo -, o país está na final porque foi o convidado da Federação Internacional (é o maior vencedor da Liga Mundial, com oito títulos). Podem surpreender nesta fase final.
Os times estão divididos inicialmente em dois grupos. O time do técnico Bernardinho ainda enfrentará a Rússia. As semifinais serão no sábado e a final, no domingo.