Brasil está na briga por dois cinturões no boxe

O boxe brasileiro viverá dois momentos distintos nos próximos meses. E grandiosos. O peso pena Valdemir Sertão Pereira e o leve Acelino Popó Freitas terão missões difíceis em ringues norte-americanos.

Os dois maiores nomes do boxe nacional da atualidade foram campeões no ano passado, mas não tiveram um bom segundo semestre. Sertão perdeu seu título e a invencibilidade na primeira defesa e não lutou mais. Popó, depois de bater em abril o americano Zahir Raheem, no Foxwoods Resort, em Mashantucket, anunciou a aposentadoria, mas voltou atrás três semanas depois.

Sertão luta dia 16 em Rockingham Park, Salem, New Hampshire, contra o americano Eric Aiken. O duelo será uma eliminatória pelo cinturão dos penas da Federação Internacional de Boxe.

E também uma revanche. Em maio de 2006, Aiken tirou de Sertão o título mundial que conquistara em janeiro. Sertão acabou desclassificado no 8º round por aplicar uma série de golpes baixos em Aiken. Quem vencer garantirá o direito de disputar mais uma vez o cinturão.

Sertão, de 32 anos, soma 24 vitórias (15 nocautes); Aiken, 26 anos, tem 16 vitórias (12 nocautes) e 5 derrotas. Está prevista transmissão ao vivo pelo canal ESPN, dentro do programa Friday Night Fights.

Popó terá um rival ainda mais perigoso e, talvez, o maior obstáculo em sua vitoriosa carreira. Aos 23 anos, Juan Diaz permanece sem derrota após 31 duelos. É o atual campeão dos leves pela Associação Mundial de Boxe e apontado, pela crítica norte-americana como favorito diante do brasileiro.

O combate está previsto para 28 de abril, provavelmente, em Las Vegas, uma semana antes de Oscar De La Hoya x Floyd Mayweather, forte candidato a ser o melhor combate do ano. A preferência de Popó é lutar no ringue do Foxwoods Casino, em Mashantucket, onde já se sagrou campeão em três oportunidades.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo