Brasil e Uruguai podem fechar acordo no setor automotivo

Brasil e Uruguai estão discutindo os últimos detalhes para fechar um acordo no setor automotivo, com duração de seis anos, que trocará o atual sistema de cotas por um comércio "compensado".

Técnicos dos dois países já se reuniram em Buenos Aires, onde conversaram sobre os interesses de cada país, e voltarão a se encontrar em Brasília, no dia 26, para fechar o acordo, segundo informou o jornal uruguaio El País.

Os porta-vozes disseram que um acordo de seis anos dará maior horizonte de previsibilidade a potenciais investidores que queiram montar veículos no Uruguai para exportar para o mercado brasileiro.

"Já há empresas interessadas em se instalar no Uruguai", em caso de assinatura de contrato, afirmaram as fontes.

O Uruguai tem atualmente um sistema de cotas que o permite exportar para o Brasil 20 mil unidades de automóveis e veículos comerciais mais dois mil blindados sem pagamento de taxas alfandegárias, enquanto o Brasil pode exportar sem impostos ao Uruguai 6.500 unidades automotivas.

Caso haja entendimento bilateral, o atual sistema de cotas será substituído por um comércio "compensado", que implicaria, por exemplo, que para cada dólar que o Brasil queira exportar ao Uruguai no setor, deverá importar 2,5 dólares.

Em 2007, para cada dólar que Uruguai vendeu ao Brasil no setor automotivo, comprou 13.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo