Brasil e Uruguai assinam acordo para integração energética

Rio – Os governos do Brasil e do Uruguai aasinaram hoje (5) um memorando de entendimento para desenvolver estudos que possam concretizar a interconexão energética entre os dois países.

Na prática, isso dá início aos compromissos assumidos, no âmbito do Mercosul, de integração energética dos países sul-americanos. O documento foi firmado na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, pelo ministro brasileiro de Minas e Energia, Silas Rondeau, e pelo ministro do Uruguai, Jorge Lepra.

Para Rondeau além da importância estratégica para a integração energética do Mercosul, o memorando dá maior confiabilidade ao Sistema Elétrico Uruguaia.

"O acordo é muito importante na medida em que materializa todo um anseio de uma demanda feita pelo Uruguai de melhorar sua segurança energética, através de uma opção de atendimento, no caso de flutuação de oferta de energia no país".

O memorando envolve criação de um grupo de trabalho com três integrantes de cada um dos quatro países que compõem o Mercosul. O grupo terá 60 dias para apresentar a conclusão dos estudos. O documento dá continuidade aos entendimentos previstos no Acordo Marco sobre Complementação Energética Regional entre os Estados Parte do Mercosul e os Estados Associados.

Uma das ações a serem analisadas pelo estudo é a construção de uma linha de transmissão de grande porte, de 500 quilowatts, que permitirá o intercâmbio de energia elétrica. A linha terá 400 quilômetros de extensão e capacidade de transmissão de até mil megawatts de energia. Os custos relativos à implementação das obras são estimado em US$ 150 milhões, que ficariam a cargo do governo Uruguai.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo