Brasília – O Ministério de Relações Exteriores informou nesta sexta-feira (27) que foram concluídas as negociações com a União Européia sobre as exportações de carne de frango e peru para o bloco.

continua após a publicidade

Segundo o diretor do Departamento Econômico do ministério, Roberto Azevêdo, foram acordadas cotas de exportação para o frango salgado (170mil 807 toneladas), frango processado (73 mil toneladas) e peru processado (92 mil 300 toneladas).

Ele também explicou que as vendas que ultrapassarem a cota serão taxadas com uma tarifa adicional. Para o frango salgado o valor é de 1,3 mil euros por tonelada e no caso do frango e do peru processados, de 1.024 mil euros por tonelada.

Para Azevêdo, as cotas satisfazem as expectativas dos exportadores brasileiros. "Foi um entendimento que atendeu nossos desejos e argumentos", disse. "Essa não é uma situação ideal, porque sempre que se consolidam tarifas na Organização Mundial do Comércio [OMC]. Não é em benefício do exportador, mas conseguimos o melhor possível. O setor exportador estava presente e ficou satisfeito com o acordo".

continua após a publicidade

Ele ponderou que as cotas deixam o exportador com uma margem limitada de aumento de exportação para a União Européia. E acrescentou que as cotas acertadas podem aumentar em função de negociações que surgirem durante a Rodada Doha da OMC.

Em 2005, a OMC deu ganho de causa ao Brasil, que entrara com um painel na organização contra o aumento nos preços de carnes congeladas, que passou de 15,4% para 75%. Tanto o frango quanto o peru sofreram reajuste por causa dessa decisão.

continua após a publicidade