Brasília – Brasil e Rússia analisam a cooperação na área espacial na 3ª Reunião da Comissão Intergovernamental de Cooperação Brasil-Rússia, hoje e amanhã no Ministério das Relações Exteriores. Representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Comando da Aeronáutica, se encontram com técnicos da agência espacial russa (Rosaviakosmos) e empresários do setor.

Segundo o assessor de Cooperação Internacional da AEB, Carlos Campelo, os trabalhos consistem em examinar a relação entre os dois países e identificar áreas de interesse comum para colaboração. “Ao final, espera-se gerar mecanismos para implementar as ações discutidas”.

A pauta da Subcomissão de Cooperação Espacial, que se reuniu hoje, abrange assuntos que vão desde nanotecnologia, microgravidade (estudos em “gravidade zero”) e ciências espaciais e atmosféricas, à observação da Terra, engenharia de satélites e lançadores de satélites. A cooperação com a Rússia no setor já é realidade, tanto que instrumentos assinados com o país possibilitaram, entre outras atividades, que pesquisadores brasileiros se formassem em Propulsão Líquida para veículos lançadores. (Ascom AEB)

continua após a publicidade

continua após a publicidade