Brasil e Rússia discutem cooperação espacial

Brasília – Brasil e Rússia analisam a cooperação na área espacial na 3ª Reunião da Comissão Intergovernamental de Cooperação Brasil-Rússia, hoje e amanhã no Ministério das Relações Exteriores. Representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Comando da Aeronáutica, se encontram com técnicos da agência espacial russa (Rosaviakosmos) e empresários do setor.

Segundo o assessor de Cooperação Internacional da AEB, Carlos Campelo, os trabalhos consistem em examinar a relação entre os dois países e identificar áreas de interesse comum para colaboração. “Ao final, espera-se gerar mecanismos para implementar as ações discutidas”.

A pauta da Subcomissão de Cooperação Espacial, que se reuniu hoje, abrange assuntos que vão desde nanotecnologia, microgravidade (estudos em “gravidade zero”) e ciências espaciais e atmosféricas, à observação da Terra, engenharia de satélites e lançadores de satélites. A cooperação com a Rússia no setor já é realidade, tanto que instrumentos assinados com o país possibilitaram, entre outras atividades, que pesquisadores brasileiros se formassem em Propulsão Líquida para veículos lançadores. (Ascom AEB)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo